Gestando…
Postado no 10 de agosto de 2022
respira, suspende o ar
expira, deixe que ele se vá…
assim, nesse vai e vem infinito, a vida se multiplica, cresce, se expande e voa, flui.
Não podemos reter nada pois a vida precisa continuar a fluir.
Esse é o movimento. Ela precisa se expandir, crescer nos lugares mais improváveis e depois voar. Fluir.
Se transformando e evoluindo, assim ela se perpetua em um moto contínuo, desafiando a razão e nos chamando para dançar junto.
Há quem tente controlar, mas se vê impotente diante da grandiosidade, há quem se descontrola e se perde diante da imensidão e há quem abraça, fecha os olhos e dança junto se encontrando no caos.

Os primeiros dias do Francisco
Postado no 30 de junho de 2019
É difícil dizer das dores e delícias desses primeiros dias.
Eles ainda não nos dão muito, é mais uma entrega sem cessar do lado de cá.
Mas a natureza é tão incrível que nos faz amá-los e querer cuidá-los mesmo que ainda não venha nem um sorrisinho…
Os primeiros dias são intensos, é aquele mar da revolução que penetra no mais profundo do teu ser e faz você ver sombras que antes não via, faz tua criança interior ainda mais presente, faz você chorar e sorrir, às vezes ao mesmo tempo, e por coisas tão diversas como há estrelas no universo.
Mas esse primeiro momento avassalador ele passa, como tudo, logo vem outros sentimentos, outros desafios, outras formas de se fazer presente no mundo.
E logo tudo isso também vai passar, seu filho será um homem do mundo, e você terá apenas as lembranças doces, mesmo aquelas lembranças dos dias mais difíceis terão se tornado doces.
E pra matar a saudade você vai voltar a olhar para essas fotos, ver quanta coisa aconteceu, quanto tudo ja mudou, várias vezes, e verá que cada dia sem dormir valeu a pena, que cada momento de conexão valeu a pena, terá orgulho e carinho pelo caminhar de vocês e verá que talvez seja ele que agora começa tudo outra vez…
Dê o play e vem curtir um pouquinho dessas fotos
música: Paper Thin – Xavier Rudd
Os primeiros dias da Lara
Postado no 18 de outubro de 2018
a Lara chegou
veio no susto, feito pipoca,
de repente passou pelo fogo da transformação
e de semente virou amor em forma de gente.
chegou pra acrescentar um bucado de alegria, um misto de emoções
um pouco de choro e preocupações, de porquê essa menina não engorda?
bate aquela frustração, mas sorte da Lara, ela tem uma mãe invencível
se ajustou, insistiu e superaram.
Nessas horas um simples ato é uma grande conquista
é o amor líquido que escorre e sustenta essa pequena
Lara cresce, engorda, aprende, descobre, sorri
e todo mundo sorri junto, bate palma, canta, suspira
isso é felicidade condensada em um serzinho que cabe no colo
colo que será pra sempre seu pequena
não importa o quanto você cresça e quão longe você voe
este colo será sua casa, pra onde você sempre poderá retornar
E teu pai Lara, aaah teu pai é sensacional e você tem a carinha dele!!
eu vi quando sua vó dizia o quão parecida com ele você é
a felicidade dela em encontrar em você um pedaço da vida dela
tua mãe com certeza é fortaleza e teu pai a pessoa que ta junto
e não deixa essa fortaleza ruir.
O outro pilar que faz esse templo lindo que construíram ficar em pé
enquanto você brinca entre eles, junto com o vento.
Pra acompanhar um pouquinho desses três juntinhos dê o play, respire fundo e mergulhe.
música: Estilingue – Lemoskine
Nascimento Miguel
Postado no 3 de outubro de 2018
O Miguel nasceu e com ele uma enxurrada de novos desafios, descobertas, de um amor transbordante que nem se imaginava possível!
A vida vai desenhando seus caminhos e é importante nos colocarmos na posição de meros aprendizes, não tentarmos controlar cada passo, porque o improvável vem e sempre é para nos ensinar, para nos fazer melhor. E a cesárea, que não havia sido programada, mas que foi muito bem acolhida, trouxe um presentaço, o Miguel forte e saudável para viver uma vida toda junto com esses pais incríveis. Dias cheios de aprendizado, de crescimento e um amor que não cabe no peito é do que tem sido feito a vida dessa família.
Tem um novo jeito de viver, novos motivos pra sorrir diariamente, novas preocupações, novos jeitos de dar conta de tudo, um novo olhar sobre a vida, sobre si mesmo e uma esperança mais brilhante no futuro.
Agora dá o play e vem junto!
A espera da Lara
Postado no 3 de setembro de 2018
Primeiro dê o play na música e dai volte aqui pra gente começar em outra vibe!
Havia uma mulher antes de engravidar, que não era lá muito segura de si e de tudo o que ela poderia fazer, assim como quase todas somos…. mas a vida muuito sábia lhe deu um presente para que essa história pudesse ser reescrita, para que esta mulher, agora ciente de seu poder e de sua força pudesse transformar o rumo da sua história. A pequena Lara veio para mudar tudo, para sacudir as estruturas, para mostrar que as verdades tão absolutas se olharmos um pouco mais atentos são todas relativas… Para lhe dizer que o tempo de viver é hoje! que a hora de fazer acontecer é agora!
Veio para mostrar à Fran quanto amor e força ela pode ter dentro dela! Quão grande ela pode ser, e que juntas, Lara e Fran, geram um amor tão poderoso que nada parece impossível!
Muito orgulho da sua história Fran, da mulher e mãe incrivel que vc se tornou!! Da força que você tem desde que nasceu e que te fez chegar até aqui!
Este ciclo todo tá só começando e pra mim foi um presentásso poder acompanhar um pouquinho disso tudo! <3
A espera do Miguel
Postado no 1 de setembro de 2018
Miguel foi planejado, esperado e amado muito antes de existir!
A espera deste pequeno foi regada a muito amor, muito carinho e muitos sonhos.
Porque quem planeja ter um filho, já ama a ideia de tê-lo, já sonha como ele será, com quem se parecerá, faz tantos planos… Lógico que a vida vem para nos mostrar que nada pode ser assim, tal e qual planejamos, o que não significa algo ruim, geralmente ela faz tudo ser ainda melhor do que o planejado…
Dá o play e vem ver junto essa espera doce!
Nascimento Natália
Postado no 18 de agosto de 2018
Natália resolveu esperar sentada a sua hora de nascer, não por falta de tentativas de fazê-la virar, tentaram desde versões, passando por exercícios físicos à sessões de acupuntura. Mas essa menina tava tão bem encaixadinha, ali sentada, que foi assim que resolveu nascer, “de bunda pra lua”, como dizem alguns.
Essa é uma expressão que fala sobre sorte e eu quero que a pequena Natália possa é ter muita sorte na vida mesmo!
Os pais, tendo plena consciência dos prós e contras de todos os caminhos que podiam escolher, acordaram entre eles e equipe que caso o bebê permanecesse nesta posição no dia em que entrasse em trabalho de parto, que eles preferiam fazer uma cesariana. E não existe nada melhor do que poder escolher com plena consciência o caminho que se quer seguir e poder ser respeitada nesta escolha!
E assim foi, Narjara entrou em trabalho de parto, fizeram a cesariana da forma mais gentil e respeitosa que podia ser feita, com bebê mamando enquanto os médicos terminavam os procedimentos cirúrgicos e tudo mais.
agora dá o play e vem ver que lindeza foi tudo isso!
Nascimento Theo
Postado no 23 de julho de 2018
Nasceu o Theo, um menino forte e cheio de gana pela vida, que veio nos mostrando quanta garra e amor podemos ter muito além do que imaginávamos e que é assim que se superam desafios.
Filhos colocam à prova tudo aquilo que achávamos que sabíamos sobre a vida, sobre amar, sobre força, sobre ir além!
Theo nasceu com um super desafio a vencer, algo que nao tinha como ser previsto em exames de pré-natal, algo que só pode ser visto quando de fato chega-se a este lado. Ele tem uma fissura no palato e isso no início causa sérias dificuldades para respirar e se alimentar, por isso ele ficou quase 1 mês na UTI. Lembro do choro da Andressa, do quanto eu queria poder tirar com a minha mão toda aquela dor. Como eu queria em um passe de mágica curar este pequeno. Mas o que eu pude fazer foi orar muito, foi desejar fortemente que ele pudesse sair da UTI o mais rápido possível, que seus pais não perdessem a fé jamais. E eles foram fantásticos! estudaram muito, encontraram grupos de pais que também estavam nesta luta, aguentaram muitos dias de agonia naquele hospital, mas juntos eles superaram e hoje o Theo tá a coisa mais linda, grande e forte! Superando todos os desafios de forma impressionante! A vida enche aqueles pulmões a todo instante. O ar é presente, dádiva, entra, preenche, nutre e continua fluindo. E que o Theo possa continuar fluindo com a vida e o ar. Sabemos quanta força você tem Theo, mas desejo que você não precise ser tão forte, que a vida possa ser leve, gentil e amorosa todos os dias!!!
dá o play e vem junto!
A Espera da Lara
Postado no 4 de julho de 2018
Poder registrar a espera da Lara foi muito especial, porque são amigos que ganhei há bastante tempo e me senti honrada e muito feliz por ser escolhida para registrar um pouco desta espera, por poder retratar esta fase que é tão importante e tão maluca na vida de qualquer um…
E foi lindo ver como estavam tranquilos, como a Dé e o Luís de fato caminham juntos. Lado a lado. Parceria em todas as horas! E isso vai deixando o caminhar mais leve, permite que os sorrisos sejam mais constantes e que a paz faça morada.
Dé a tua entrega, a tua simplicidade, o teu olhar carinhoso fez este ensaio ser ainda mais gostoso de retratar, fez coisas lindas surgirem!!
Luís a tua energia forte, o teu companheirismo, a tua assistência na direção, o teu pão na frigideira, deixaram tudo isso aqui ainda mais lindo de ver, viver e sentir!!
Admiro muito as pessoas lindas que vocês são!! a Larinha ganhou pais incríiveis!!
Dê o play e vem junto!
Um domingo na casa da Vó
Postado no 21 de junho de 2018
Sabe aquele domingo com a família toda reunida na chácara, dia de preguiça, risadas, comilança e para as crianças, dia de pura brincadeira?!
Foi assim que passamos este tempo juntos… Esta família por quem tenho taanto amor e carinho, já os acompanho há algum tempo, desde a gestação do Martim e hoje esta aí todo serelepe.
Após a gestação veio o parto, depois veio a primeira montanha do Martim e então esta despedida… Despedida pois foram realizar um sonho antigo, sonho que mora lá no Piauí!!! mas eu fico feliz por terem ido, por todo o universo ter conspirado a favor e hoje poderem viver este sonho. Torcendo para logo voltarem mas antes nos esperem que a gente também quer ir ver vocês aí nesta terra tão incrível!
E para matar a saudade desta família que mora aqui no meu coração, em um lugar beem grande, tem este ensaio da despedida!! Aguenta coração, pois já to chorando…
dê o play e vem junto ver que dia delícia!
Nascimento Enrico
Postado no 5 de junho de 2018
Quando eu lembro desse parto a palavra que me vem à mente é avalanche!
Foi tudo tão rápido e tão intenso que a gente nem consegue assimilar nada na hora, só vai registrando tudo e depois com calma vai elaborando…
Como diz uma amiga em comum, a Jeisa é um tobogã de bebês, os partos dela geralmente são bem rápidos, mas esse bateu todos os recordes, pois da hora em que cheguei cerca de 10 à 15 min. depois Enrico nasceu de supetão, num grande ímpeto de viver! E tudo se transformou em risos, misturado com lágrimas e abraços para todos os lados!
Foi um evento bem familiar, com a avó, os filhos mais velhos, o marido, o cachorro, a melhor amiga, que também era sua doula, e no meio desse amor todo Enrico nasceu no quarto dela, em casa e foi direto para o colo da mãe, foi sentir seu cheirinho, foi mamar no seu peito e gentilmente depois o cordão foi cortado pelo pai e o filho mais velho, João, enquanto ele ainda tava ali, no colo! E o que fica mais evidente disso tudo é que parir não precisa ser sinônimo de sofrimento como tantos insistem. Pelo contrário pode ser uma experiência muuito positiva, curadora de feridas, transformadora, cheia de carinho e boas surpresas. Basta que você possa estar com bons profissionais, em um lugar acolhedor e se munir com informações de qualidade para que você possa se sentir segura, acreditando no seu processo e principalmente acreditando na sua plena capacidade de gestar, parir e amar.
A Jeisa é um mulherão incrível, mãe de três, e a forma como essa mulher se relaciona com a maternidade e com a maternagem é algo inspirador. Se você quer ter muitos filhos e saber como não pirar, fala com ela! rsrsrs E acredito muito que a forma dela se relacionar com a vida, com ela mesma auxiliou muito que todo este processo, por mais intenso que tenha sido, fosse muito leve ao mesmo tempo!
Então agora dê o play e vem viver um pouquinho dessa emoção toda!
Nascimento Henry
Postado no 11 de maio de 2018
Sabe essas “coincidências” da vida?! Pois é, foi ela que uniu o meu caminho ao da Ingrid e de toda a família dela.
Certo dia ela estava no elevador do trabalho conversando com uma colega que gostaria de achar alguém para fotografar o parto dela e uma outra pessoa que também estava neste mesmo elevador, que é minha amiga, a Fran, escutando a conversa não pode deixar ela ir embora sem passar meu contato. Eu fiquei super feliz e muito grata pela indicação, mas confesso que eu não acreditei muito que a pessoa fosse entrar em contato. E contrariando minhas expectativas não demorou muito a Ingrid me escreveu perguntando sobre o meu trabalho, marcamos uma conversa pessoalmente e desde então nossas vidas estão ligadas!!
Desde que a vi pela primeira vez me chamou atenção sua doçura, a calmaria, o cuidado, mas ao mesmo tempo uma grande força e determinação. E tudo isso se fez presente no dia da chegada do Henry, apesar da dor, das contrações, eu olhava pra ela e via os sorriso sinceros de quem estava feliz por estar conseguindo parir e por ter ao lado todas as pessoas que ela gostaria que estivessem ali, a doçura em lidar com ela mesma e com os outros, muita determinação e entrega para o seu processo de parir. Sabe samurai, quando tem uma missão vai até o final?! é essa força de um samurai que eu vi nela!! uma força inabalável!
E este é um aprendizado que levei comigo, essa firmeza inabalável com a doçura.
Nós mulheres sabemos como é difícil manter essa força inabalável quando muitas vezes o mundo parece ir contra você, o sistema te amedrontando, nem todos tem a sorte de poder contar com o apoio da família em suas decisões, mas pelo contrário só veem pessoas que ficam ali tentando minar seus sonhos e escolhas, e daí chega no parto, você tem que bancar todo esse peso e mais o seu processo de parir, por isso tantas vezes esta experiência é tão difícil para tantas mulheres. E não faz nenhum sentido o sistema atual ficar dificultando este processo nos vendendo, literalmente, a ideia de que parir é ruim, é sinônimo de sofrimento, é um processo exclusivamente hospitalar, que é um absurdo mulheres em pleno séc. XXI, com tanta tecnologia escolherem parir naturalmente. A escolha de parir tem que ser uma escolha feita sem medo, com todo o apoio que esta mulher puder ter, com toda a informação que ela puder ter. Uma escolha respeitada do começo ao fim. Dessa forma se faz mais do que urgente que possamos disseminar bons exemplos de partos respeitosos, bons profissionais, experiências de mulheres que pariram com respeito e carinho, mostrar este processo como ele é, natural e fisiológico.
Então dê o play e vem junto!
Nascimento Valentina
Postado no 17 de abril de 2018
Acompanhar partos já é uma honra tão grande, imagina acompanhar o parto de uma amiga que me acompanha antes mesmo de eu pensar em ter a fotografia como minha profissão.
Ver todo este processo de entrega foi muito emocionante, foi uma grande oportunidade de crescimento e amadurecimento este parto. Ver aquele mulherão todo, que sempre foi super forte, decidida, cheia de coragem e garra, encontrar-se com suas fragilidades, com seus medos, seus limites, achar por diversas vezes que não daria conta, que iria desistir de tudo e pouco a pouco ver ela dando conta, ver ela crescendo, ver ela se entregando de corpo e alma, se abrindo para este novo universo, para esta nova mulher que se apresentava ainda mais forte, ainda mais cheia de garra e ainda mais amorosa do que nunca e este amor ia lhe fortalecendo! E pra ajudar neste processo tão avassalador quanto lindo, ela pode contar com o apoio do seu marido, o Lucas, que deu todo o apoio que ela precisava para que este momento não fosse ainda mais difícil. Ela teve uma doula, que não descansou um minuto se quer e que foi essencial para que ela continuasse em seu processo de entrega.
A Van ultrapassou a sua hora escura, olhou para as suas sombras, digeriu-as e seguiu adiante. E assim, pode receber a Valentina por suas mãos, segurá-la em seu colo e lhe dizer olhando nos olhos como ela a amava! E isso só de lembrar já dá aquele nó na garganta e enche os olhos de lágrimas. Porque este negócio de acompanhar partos é forte! hahahah te força olhar para as suas próprias sombras e a cada nascimento a gente vai se curando e renascendo junto. Vai ficando um ser humano melhor, e estas experiências são realmente tão impactantes e maravilhosas que eu fico desejando muito que todas as mulheres que carregam novas vidas dentro de si, possam vivenciar o parto com todo amor, entrega e respeito que este momento merece.
Agora dá o play e vem se inspirar junto com a gente!